Os trabalhos realizados em diversos setores da indústria são fundamentais para que a sociedade se desenvolva, pois a venda de mercadorias em vários estabelecimentos comerciais, contribui para o desenvolvimento econômico, seja pelo número de vendas ou por geração de novos postos e cargos de trabalho.

A produção de peças e componentes com alguns materiais específicos são importantes, porque muitas companhias precisam de insumos para realizar a fabricação dos seus produtos, por isso, o trabalho produtivo das empresas fornecedoras de peças é fundamental.

O plástico é um material que composto pela união de grandes cadeias de moléculas, chamada de polímeros, que são pequenas partículas, chamada monômeros.

A fabricação dos plásticos acontecem em um processo químico, a polimerização, que faz a união dos monômeros que origina os polímeros, que podem ser naturais ou sintéticos.

Os polímeros naturais são comuns em animais e plantas; os mais comuns são: algodão, chifre de boi, madeira, látex, entre outros.

A categoria de polímeros sintéticos, engloba os que são obtidos em reações químicas. A estrutura e tamanho da molécula dos polímeros é determinante para as propriedades do plástico.

Divisão dos polímeros

A divisão é muito importante para entender as propriedades e como os polímeros podem ser usados na produção dos plásticos para agregar a qualidade necessária ao produto. O funcionamento da divisão acontece da seguinte forma:

Termoplástico

É um plástico que não sofre nenhum tipo de alteração em sua estrutura química ao serem expostos ao aquecimento e podem ser fundidos depois de um resfriamento. Os plásticos que se enquadram nesta categoria são:

  • Policloreto de vinila (PVC);
  • Poliestireno (PS);
  • Polipropileno (PP);
  • Polietileno de baixa densidade (PEBD);
  • Polietileno de alta densidade (PEAD);
  • Polietileno tereftalato (PET).

Termofixos

São os que não se fundem com o reaquecimento, por exemplo: epóxi, poliuretano e as resinas fenólicas.

Os usos dos plásticos na indústria

O plastico abs é um tipo de resina termoplástica derivada do petróleo. Esse tipo de plástico é diferente dos outros, pois a copolimerização usa o butadieno, estireno e acronitrila, que são importantes na produção.

O processo de fusão de mistura, é muito importante, porque dá origem ao abs, plástico com ótimo preço, resistência a impacto, abrasão, fricção e raspagem, leveza, facilidade em processos de moldagem.

O abs, comparado a outros materiais, possui maior superioridade em algumas características: resistência ao calor, tanto em altas como em baixas temperaturas, além de ser um ótimo isolante térmico e um bom acabamento e aspecto visual.

O processo de moldagem do abs é feito por extrusão ou injeção, sistemas que garantem o mínimo de deformação e camadas consistentes.

O plastico abs granulado é formado por pequenos grânulos com formatos de esferas ou cilindros, que são inseridos na fabricação para dar mais durabilidade ao plástico.

Durante a criação, algumas etapas são executadas para garantir que o acabamento do plástico fique perfeito: sopro, termoformagem, retomoldagem, injeção e extrusão.

No mercado, é possível encontrar o abs granulado com um preço baixo, ponto que proporciona a sua utilização em vários processos industriais, devido a versatilidade, qualidade e excelente acabamento.

Existem vários setores que utilizam esse plastico nos seus processos de produção de mercadorias, são eles: construção, aparelhos, peças automobilísticas e em usos gerais nos brinquedos, recipientes, etc.

Elementos de vedação

Em processos que envolvem a instalação de sistemas de água ou outro líquidos, a utilização de um anel de vedação é uma forma de evitar que os fluidos escapem e gerem desperdícios.

Os anéis de vedação possuem um formato circular e são produzidos com elastômeros e itens de propriedades elásticas para que o anel possa se expandir e garantir que o líquido não passe por um processo de desperdício.

O anel de vedação oring, é feito de borracha e possui propriedades estáticas, com um formato circular que ajuda no alojamento em uma ranhura pré-dimensionada que entrega ao anel uma pressão que ajuda na vedação. É muito utilizado em serviços hidráulicos e pneumáticos, hastes, tampas e flanges.

Antes de utilizar essa peça, é muito importante entender algumas informações. Para ótimo desempenho de vedação, é necessário usar um anel do tamanho adequado à dimensão, realizar uma lubrificação do anel quando necessário ajuda no seu desempenho e não colocar o anel oring em estruturas pontiagudas é uma forma de cuidar da durabilidade do material.

Dessa maneira, utilizar peças fabricadas com plástico de qualidade e instrumentos de vedação com ótima resistência, é um jeito de agregar excelência e ótimo desempenho as atividades de várias empresas do setor industrial.