A indústria faz uso de diversos equipamentos que facilitam a fabricação de uma vasta gamas de produtos e bens de consumo. Tais equipamentos, além de garantir um produto final de muito mais qualidade, também facilitam a fabricação, garantindo que os produtos sejam dispostos no mercado de maneira ágil e em quantidade mais do que suficiente.

E isso acontece nos mais variados setores industriais, pois as máquinas tornaram-se indispensáveis na fabricação de todos os produtos industrializados.

Neste artigo iremos falar um pouco sobre as máquinas que fazem parte da produção dos calçados, além de alguns outros equipamentos. Confira.

Máquinas utilizadas na fabricação de calçados

Os calçados são itens indispensáveis no dia a dia de qualquer pessoa. Além de protegerem os pés e oferecerem mais conforto, os sapatos agregam mais estilo e muitas pessoas são simplesmente apaixonadas por eles.

Mas para que os sapatos sejam fabricados com toda a tecnologia existente, é necessário fazer uso de alguns equipamentos.

Um desses equipamentos é o balancim de corte para calçados, uma máquina versátil que realiza cortes em diversos materiais, como couro e tecido, muito usados na fabricação de sapatos.

Os cortes em um par de sapatos precisam ser iguais, para não diferenciar um pé do outro. Isso prejudicaria o usuário e a desenvoltura do calçado. Além disso, esse equipamento realiza cortes precisos que não prejudicam a pisada do usuário.

As máquinas para fabricação de calçados substituíram a mão de obra humana, permitindo, dessa maneira, uma fabricação de calçados em massa, atendendo a demanda da população.

Todas as pessoas precisam fazer uso de calçados e, por conta disso, a fabricação precisa atender a todos e de maneira eficiente, oferecendo um produto que atende às necessidades do dia a dia dos consumidores.

Mas além desse equipamento, diversos outros são utilizados pela indústria e no tópico a seguir você conhecerá mais alguns. Confira!

Mais alguns equipamentos usados na indústria

Quando falamos em indústria, estamos nos referindo a diversos fatores como:

  • Indústria Têxtil;
  • Indústria Química;
  • Indústria Alimentícia;
  • Indústria Automotiva.

Esses são apenas alguns dos segmentos, pois a indústria possui diversos e todos eles fazem uso de máquinas, como no caso da indústria calçadista mencionado no tópico anterior. Cada um desses equipamentos possui uma função, mas todos eles têm a mesma finalidade: garantir um produto final de qualidade.

Um desses equipamentos é a máquina de medição tridimensional. Esta foi desenvolvida com o intuito de oferecer à indústria uma máquina com alta tecnologia para medições precisas e acertos necessários.

Esse equipamento está presente nos mais variados segmentos industriais, pelo fato de gerar resultados precisos e de confiança. O parâmetro de medição é desenvolvidos pelos sensores dessa máquina que podem ser mecânicos, eletrônicos ou ópticos, cuidando de toda a estrutura da peça.

Mas além dos equipamentos, algumas peças também são utilizadas, como no caso do retentor. Ele é utilizado para a vedação dos eixos rotativos na construção de máquinas, principalmente na indústria automobilística.

Diversos tipos de produtos podem ser vedados, como os pastos, líquidos ou gasosos. Mas geralmente essa vedação é necessária para óleo e graxa com ou sem pressão.

Para suportar a carga dos parafusos, são utilizadas as arruelas. A arruela é um disco fino com um furo no centro, que também pode ser utilizado como espaçador, almofada de desgaste, dispositivo de bloqueio e mola.

Ela pode ser fabricada em metal ou plástico e seu uso é tão importante na indústria quanto o uso dos demais equipamentos e componentes mencionados anteriormente.

Por fim, mas não menos importante, outros componente bastante utilizado é a gaxeta. Trata-se de um componente muito antigo, e ainda muito utilizado de vedação por ser o mais funcional.

Elas são construídos por meio de fios de fibras diversas trançados. Ela se destaca por sua maciez e flexibilidade, além de ser bastante elástica.

As gaxetas são muito utilizadas na fabricação de anéis de vedação, pois evitam o vazamento de máquinas industriais. Ela pode ser aplicada em:

  • Hastes de válvulas;
  • Bombas;
  • Misturadores;
  • Sopradores;
  • Tampas de filtros;
  • Tampas de reatores;
  • Fornos e evaporadores.

Por possuir tipos diferentes, é imprescindível escolher a que melhor se adéqua a cada necessidade.

O uso de diferentes máquinas e equipamentos pela indústria traz para os consumidores o que há de melhor em produtos. Isso garante mais segurança e qualidade e muito respeito para com o consumidor.