O trabalho na indústria é muito importante para o desenvolvimento de mercadorias utilizadas no dia a dia. Um desempenho satisfatório depende de uma série de fatores, como um ambiente organizado, time de colaboradores engajados e maquinário de alta potência.

Estas são algumas questões que devem ser priorizadas no planejamento anual das empresas industriais, cada uma no seu segmento de atuação.

Os investimentos na compra de equipamentos e máquinas de qualidade é uma maneira de aumentar a produtividade com muita segurança e rapidez.

A respeito das ferramentas, algumas podem ser utilizadas em vários setores, graças a fácil adaptação e versatilidade, mas, há áreas que precisam de aparelhos específicos.

Procedimentos importantes na indústria

O funcionamento dos equipamentos, ferramentas e máquinas só ocorre devido à eletricidade, grandeza essencial na rotina das pessoas dentro e fora do ambiente laboral.

É essencial considerar este fato e investir na elaboração de um projeto eletrico, documento que consiste em organizar e reunir todas as informações sobre a instalação.

A função do projeto é ajudar a estabelecer a quantidade de dispositivos, tipos de componentes, o posicionamento e outros elementos que são importantes durante a montagem do sistema elétrico.

Um ponto positivo deste procedimento é que o engenheiro responsável pela criação do documento, deixa todos os dados por escrito, ou seja, informações relevantes sobre o sistema elétrico, assim, em casos de manutenção o serviço pode ser feito com rapidez e simplicidade.

Os materiais usados na instalação são:

  • Disjuntores;
  • Fios e cabos;
  • Quadro de distribuição;
  • Eletrodutos;
  • Fusíveis;
  • Lâmpadas;
  • Interruptores e tomadas.

Estes são apenas alguns dos inúmeros componentes que podem ser utilizados durante a montagem elétrica para proporcionar um bom uso da eletricidade na empresa.

Equipamento de emergência

No ambiente industrial, ter aparelhos que ajudam a resolver a situações emergenciais são um ótimo investimento. A falta de energia, pane ou curto-circuito, por exemplo, podem gerar paradas na produção, fator que gera atrasos e problemas.

Ter um gerador de energia portátil é uma excelente solução, pois este equipamento tem a função de transformar a energia mecânica em elétrica, fornecendo a eletricidade necessária na situação emergencial.

Os benefícios deste modelo de gerador são: facilidade no transporte, baixo custo, fornecimento de energia, funcionamento simples, entre outros.

As vantagens da tecnologia na indústria

O uso de sistemas tecnológicos na produção contribui para a qualidade das mercadorias e produtos. Para ter eficiência, as empresas podem implementar técnicas e sistemas de automação industrial, que consiste no uso de máquinas eletromecânicas, equipamentos e softwares que potencializam os processos industriais.

A principal função da automação se resume em: aumentar o rendimento das atividades, reduzir o consumo de energia, maximizando a produção com menor emissão de resíduos, além das questões de segurança para os funcionários.

Os dispositivos mais usados são:

  • Braço robótico industrial;
  • CLP (Comando Lógico Programável);
  • Microcontroladores;
  • SDCD (Sistema Digital de Controle Distribuído);
  • Robôs;
  • Máquinas CNC (Comando Numérico Computadorizado);
  • Computadores com softwares de programação.

O uso destes equipamentos ampliam as possibilidades de controlar a quantidade de itens produzidos e o tempo das atividades.

A automação industrial proporciona muitas vantagens para as empresas: redução de gastos, diminui o índice de falhas humanas e paradas na linha de produção, vantagem competitiva, aumento da produtividade, monitoramento remoto 24 horas.

Assim como, a ampliação da segurança dos trabalhos e dos processos, reduz os custos de instalações, otimização da qualidade e do tempo de serviço, menos custo com mão de obra, entre outros.

O funcionamento das máquinas de automação precisa de eletricidade e um sistema de internet. Investir em um serviço de instalação de cabo de rede blindado, um tipo de cabo que consegue fazer a ligação entre os computadores e as redes.

Os cabos blindados podem ser usados em áreas internas e externas, graças a sua resistência e durabilidade.

Equipamento versátil

Em uma empresa de máquinas térmicas, que utiliza equipamentos a vapor, a otimização de processos proporciona um excelente resultado, aumentando a eficiência do trabalho.

A caldeira a gás, por exemplo, é um recipiente que consegue produzir vapor por meio do aquecimento da água em altas temperaturas.

As caldeiras são usadas para produção de vapor para autoclaves, esterilizadores e máquinas térmicas em vários segmentos: alimentos, calefação ambiental, entre outros.

Isto posto, os investimentos em equipamentos de qualidade, matéria-prima de excelência e boas instalações são o caminho para que as empresas tenham ótimos resultados, atendendo as necessidades dos clientes e assim obtendo reconhecimento de mercado.