A industria é um setor que precisa ser funcional e seguro, para que dessa forma seja possível atender a todas as demandas da sociedade, pois o seu público é toda a população.

Com o passar do tempo os setores e as fábricas foram sendo aperfeiçoadas, tanto em maquinário quanto em processo, fazendo com que aumentasse a produtividade e qualidade dos produtos.

O setor industrial é amplo e necessário, atendendo aos mercados fundamentais para as pessoas, por meio delas é possível se locomover, se alimentar, descansar, trabalhar, se divertir e se exercitar com mais facilidade, segurança e comodidade, o progresso atrelado à indústria é um fator de desenvolvimento social.

É primordial conhecer quais são os seus processos principais para que as produções não sejam paralisadas e a qualidade dos produtos esteja em constante melhoria e aperfeiçoamento.

Meios de transporte industrial

Atualmente um dos setores que vem se desenvolvendo e ganhando destaque é a logística industrial, composta não apenas pelo setor responsável pelo transporte, mas também com gestão de estoque, suprimentos e setor administrativo atuando de maneira integrada para que todas as etapas e processos de abastecimento e distribuição aconteçam corretamente.

esteira industrial é um equipamento aplicado à linha de montagem que serve para realizar a transferência e movimentação do produto conforme este vai sendo confeccionado.

Presente na maioria das indústrias, as esteiras contribuem para otimização e automação dos processos de montagem, permanecendo em cada etapa o tempo programado e, por isso, são fundamentais.

Também conhecidas como transportador de correia, elas são personalizadas tanto em dimensões e modelos quanto em sua programação para atender às especificações de cada processo. A principal vantagem desse modelo de transporte e locomoção do produto são:

  • Custo de capital reduzido;
  • Baixo consumo de energia;
  • Fácil manutenção;
  • Pouca ocupação de espaço.

Confeccionadas por diversos tipos de materiais os roletes para esteira pode ser de materiais como PVC, borracha, teflon ou silicone.

Dessa forma, além de tornar os processos mais simples, esse equipamento também traz economia às fabricas e aos processos, contribuindo para o aumento da margem de lucro das indústrias.

Outro equipamento que faz parte das operações de logística, principalmente no que se refere ao transporte de matéria-prima em obras e construções, a caçamba basculante a venda é acoplada aos caminhões e a sua principal vantagem é que elas se movimentam facilitando o processo de descarregar a mercadoria.

Nas indústrias esse modelo de caçamba de caminhão permite que as mercadorias sejam removidas facilmente, não apenas na área da construção civil, mas em outros setores que precisam desse processo otimizado.

Manutenção industrial

Um setor essencial, principalmente no modelo de indústria atual, a manutenção industrial consiste em procedimentos que monitorem e controlem todos os equipamentos e ferramentas que são essenciais para a produção, evitando que elas sejam danificadas e resultem em acidentes e paralisações das produções.

O setor de manutenção é o responsável pelo desenvolvimento de um cronograma que atenda a todas as demandas presente na fábrica, dessa maneira eles fazem uso de critérios como relevância, frequência e aplicação da máquina à produção. Assistindo cada uma delas de acordo com a sua classificação final.

Além disso, esse setor realiza três tipos de manutenção a corretiva, preventiva e a preditiva. A corretiva é a mais comum e se aplica ao conserto de máquinas que já apresentam problemas que não foram identificados anteriormente, como o conserto de compressor.

A manutenção preventiva, como o nome sugere serve para evitar danos e consertos emergenciais, sendo assim os maquinários são verificados quanto ao estado de conservação de suas peças e, caso necessário, elas são trocadas antes de apresentar problemas, sendo necessária uma periodicidade nas verificações e monitoramento.

Um dos equipamento que recebe esse tipo de monitoramento é a manutenção geradores, responsável por manter as fábricas funcionando em falhas ou quedas de energia elétrica.

Por fim há a preditiva, essa manutenção é mais minuciosa e demanda ferramentas e equipamentos específicos para verificar todos os detalhes da máquina. Esse processo demanda de muito recurso, por isso são realizados, em sua maioria, apenas nas máquinas prioritárias.

Por fim, a equipe de manutenção precisa ser composta pelas três áreas essenciais para que a indústria funcione corretamente, por isso há os especialistas em mecânica, energia elétrica, automação e instrumentação, atendendo, dessa forma, às três partes de qualquer máquina moderna nos dias atuais.