Os sistemas hidráulicos são aplicados em larga escala em praticamente todos os setores industriais.

Eles são responsáveis pela transmissão de movimentos e multiplicação de força, a partir de condutores e bombas hidráulicas, os atuadores e motores hidráulicos, as válvulas reguladoras e de controle, as servoválvulas, entre outros.

A indústria trabalha com uma série de máquinas, equipamentos, sistemas, estruturas e redes, que se interligam para a geração de energia e, consequentemente, atuam na produção industrial.

Sendo assim, há diferentes etapas de trabalho nas fábricas, que demandam atenção e cuidados, para o perfeito funcionamento de todo o complexo produtivo.

Por esse motivo, existe uma área voltada apenas à compreensão, ao estudo, à análise e à aplicação dos sistemas hidráulicos industriais, haja vista a importância dessas estruturas para o trabalho nas fábricas.

Principais válvulas dos sistemas hidráulicos industriais

O uso de sistemas hidráulicos na indústria não é algo novo. Desde os primórdios da humanidade, é possível encontrar registros do uso da força fluida para a geração e transmissão de energia.

Mais recentemente, o desenvolvimento tecnológico permitiu aprimorar os sistemas hidráulicos, tornando-os mais eficientes, resistentes e ágeis. Além disso, o fluido sob pressão é uma aquisição moderna, sendo usado na transmissão de potência.

A principal vantagem da energia hidráulica é a facilidade de controle, especialmente, dos níveis de velocidade e inversão. Dessa forma, é possível ter precisão do movimento, com menos falhas em todo o sistema.

Ademais, os componentes hidráulicos são autolubrificantes, compactos e fáceis de instalar, em comparação com as peças de sistemas elétricos ou demais fontes de transmissão de energia.

Contudo, existem muitos componentes indispensáveis para o bom funcionamento dos sistemas hidráulicos. Entre eles, destaca-se a valvula solenoide.

Com diferentes tipos de aplicações, o acessório é responsável por controlar a eletromecânica do sistema hidráulico, por meio de uma bobina composta por um fio enrolado em um cilindro.

Dessa maneira, quando a eletricidade passa pelo fio, uma força na bobina é acionada, bem como o êmbolo da válvula e, assim, é possível a abertura e fechamento do componente.

De maneira geral, o corpo da válvula solenoide é formado por:

  • Tampa;
  • Mola;
  • Diafragma;
  • Bobina.

Além da solenoide, outro dispositivo indispensável para os sistemas hidráulicos é a valvula termostatica. A principal função desse componente é atuar no alcance de uma temperatura desejada, bem como evitar o superaquecimento.

Sendo assim, ela pode ser aplicada nos trabalhos de manutenção de temperatura constante ou para controle da saída de temperatura da água quente.

Válvula ventosa tríplice função de enchimento e esvaziamento também faz parte dos sistemas hidráulicos. O componente é usado para a liberação e expulsão de grandes quantidades de ar, bem como para o controle das linhas de água.

Desse modo, é possível reduzir e até mesmo eliminar as borbulhas de ar que estejam em trabalhos de pressurização.

Além das válvulas: outros componentes dos sistemas hidráulicos

Não somente as válvulas atuam nos sistemas hidráulicos industriais, mas também, outras peças que são indispensáveis para o correto funcionamento do complexo.

Entre elas, a chave de fluxo merece destaque. Ela é responsável pelo monitoramento do fluxo de meios líquidos e gasosos, por esse motivo, também é conhecida como chave de controle.

É possível encontrar diferentes modelos das chaves de controle de fluxo, dependendo das aplicações, como por exemplo, para os sistemas de bombeamento contra incêndio e equipamentos de refrigeração. Por isso, deve-se verificar as especificações do componente.

Outro acessório de controle é o regulador de pressão. Ele é desenvolvido para monitorar e controlar a quantidade de pressão que atravessa o sistema hidráulico, mesmo em fontes elevadas.

Além de água, os reguladores de pressão podem ser empregados para controle de gases, fluidos e ar. Assim como as chaves de fluxo, o regulador também pode ser aplicado em outros tipos de trabalho, dependendo do modelo.

Por fim, a Mangueira hidráulica alta pressão é usada para o transporte de fluido na indústria, substituindo as convencionais tubulações. Ela é um instrumento bastante flexível, capaz de suportar grandes pressões e variações de temperatura.

Além disso, o componente tem uma instalação bem mais simples, em comparação com os tubos e dutos, bem como apresenta grande resistência à corrosão, oxidação e intempéries.

Por esses motivos, as mangueiras hidráulicas de alta pressão tornaram-se preferência nos trabalhos com sistemas hidráulicos.