A tecnologia tem avanços significativos a cada dia que passa. Dessa forma, muitos segmentos são beneficiados, tanto na sociedade, de uma maneira geral, como em ambientes específicos, como a indústria, o comércio e até mesmo a agroindústria, na zona rural.

As máquinas e ferramentas elétricas e equipamentos eletrônicos estão presentes no dia a dia das pessoas, e faz muita diferença na manufatura de bens de consumo que chegam às mão de pessoas comuns, como:

  • Medicamentos variados;
  • Alimentos de consumo diário;
  • Veículos automotores;
  • Casas automatizadas.

Cada setor da indústria se aproveita da tecnologia de alguma forma, promovendo melhor qualidade de vida para a população e facilidades que provocam conforto e lazer, nos mais variados casos e níveis de satisfação pessoal.

A comunicação presente na vida da sociedade é fruto da tecnologia avançada, que ainda tem muito a oferecer para as pessoas.

Utilizada de maneira correta, a humanidade tende a ganhar muito mais, visando uma vida prolongada, com mais saúde e aproveitamento dos recursos naturais de forma eficiente e significativa, de maneira positiva.

Linhas de produção inteligentes e seguras

Para isso acontecer, é preciso que empresas estejam preparadas para atender à demanda da sociedade nos mais diversos segmentos.

Muitos processos industriais dependem dos serviços de engenharia mecânica devidamente aplicados na construção de uma linha de produção que promova a segurança dos trabalhadores.

As montadoras industriais são responsáveis pelas adaptações de ambientes de cada segmento, empregando máquinas e ferramentas apropriadas para as finalidades propostas. Por isso, é preciso personalizar cada galpão ou depósito para maior eficiência e produtividade.

Muitos equipamentos possuem múltiplas funções, o que caracteriza mais agilidade na produção industrial.

A presença de um contador de pulsos em uma linha de produção, por exemplo, permite a centralização de diferentes informações em um único aparelho, facilitando as tarefas realizadas pelos operadores do chão de fábrica.

Entre as funções apresentadas por esse equipamento, o contador de peças é primordial dentro da linha de produção, pois ele permite aumentar ou diminuir a carga de produção, conforme o nível do estoque ou a demanda para o mercado consumidor.

Vale destacar que a montagem industrial prevê a presença de contadores em diferentes ambientes de trabalho.

Isso serve para o acompanhamento do tempo em que as máquinas e equipamentos estão em funcionamento, refletindo na manutenção preventiva e corretiva periódica.

Qualidade de sistemas pneumáticos depende do ar

Os equipamentos de ar comprimido estão presentes nos mais diferentes ambientes industriais, em composição com os sistemas pneumáticos de máquinas e veículos.

A movimentação de braços robóticos estão sob a responsabilidade de componentes que vão dos mais simples até os mais complexos.

O funcionamento do compressor consiste na retirada do ambiente em que está instalado o ar e toda a sua umidade. Conforme esse ar é comprimido, surge a presença do vapor, e no resfriamento, há a condensação de água no interior do sistema.

Para que as partes mecânicas não sejam afetadas, os equipamentos possuem um filtro para compressor de ar que elimina o excesso de água e umidade, promovendo um ar de qualidade e fácil movimentação das peças.

Dessa forma, até mesmo outros contaminantes, como partículas de poeira e óleo são filtrados, impedindo que esses contaminantes prejudiquem o funcionamento das máquinas e equipamentos industriais.

Caso seja identificado qualquer pane ou mau-funcionamento, os componentes devem ser verificados por meio de uma manutenção corretiva de compressores de ar, seguindo instruções dos fabricantes.

Dependendo do caso, pode ser necessário apenas a troca do filtro e a remoção de impurezas, conforme o ambiente onde o equipamento é empregado. Em outras situações, a substituição de peças desgastadas é a maneira ideal de garantir a produtividade do setor industrial.

Empresas intermediárias formam parcerias

Muitas fábricas e indústrias são intermediárias, ou seja, produzem para outras empresas, antes do produto final chegar às mãos do consumidor.

É o caso das fábricas que trabalham com injeção termoplastica produzindo tanques de combustível para a indústria automobilística.

As empresas que trabalham nesse setor produzem diferentes bens de consumo, para os mais variados segmentos.

O plástico possui diversas composições, como:

  • Polipropileno;
  • Poliestireno;
  • Polietileno;
  • PVC.

Conforme os processos empregados, é possível encontrar plásticos de cores variadas, com texturas rígidas para um tanque de combustível, ou conduítes amarelos para o setor da construção civil.

A fábrica que trabalha com injeção de plásticos e termoplásticos pode, ainda, produzir materiais duros e até mesmo os elementos sustentáveis, também denominados de biodegradáveis. Tudo dependerá das necessidades de cada segmento e das máquinas utilizadas.