As indústrias demandam certos serviços que exigem um alto nível de conhecimentos específicos e, para fazê-los, podem optar por duas saídas: desembolsar dinheiro para cursos de treinamento do pessoal da fábrica ou contratar uma empresa especializada no serviço.

A escolha pela segunda opção é mais comum e vantajosa porque o treinamento exige aulas e materiais de estudo que custam dinheiro, além de que os funcionários perdem tempo que poderiam estar produzindo nas aulas e, consequentemente a empresa perde lucro.

Além disso, após as aulas é dado o treinamento para garantir que o serviço foi aprendido, mais um atraso nos processos de produção.

Por isso a contratação de empresas terceirizadas é uma saída mais econômica e rápida, o serviço é feito com data e hora marcada e só é preciso pagar por aquele dia de trabalho.

Claro que o desenvolvimento e treinamento de pessoal é interessante e importante para indústria porque é um investimento na melhoria de qualidade dos próprios meios de produção, mas isso não significa que essa é sempre a escolha mais lógica e deve ser feita após análise.

Por exemplo, se for necessário o serviço de pintura industrial em algum setor da fábrica mais vale contratar o serviço de empresas de pintura industrial do que treinar os funcionários que já tem o próprio trabalho com que se preocupar.

Características e vantagens da pintura industrial

A pintura industrial é feita para proteger os equipamentos de aço da corrosão e não acontece da mesma forma e com os mesmos materiais que a pintura civil.

É um trabalho para duas pessoas, uma que faça o pré-tratamento da área a ser pintada e o pintor propriamente dito, que deve ter conhecimento sobre os componentes das tintas e do uso dos materiais de aplicação, além de saber sincronizar a hora da pintura em relação ao pré-tratamento.

É comum que empresas ofereçam separadamente o serviço de pré-tratamento ou pintura, pois o pré-tratamento tem suas especificidades e exige funções muito diferentes das de um pintor.

O pré-tratamento é feito a partir do processo de jateamento, que é a limpeza das impurezas na superfície, para que seja possível a aderência do revestimento, no caso a tinta. O jato pode ser de areia sílica, óxido de alumínio ou granalha de aço.

O jato de areia já não é mais tão utilizado quanto no passado, pois foi comprovado cientificamente que traz riscos à saúde. Já a granalha de aço oxida facilmente se não for bem conservada, sendo a escolha mais comum pelo óxido de alumínio.

O procedimento de pré-tratamento com jateamento é indispensável para garantir a durabilidade dos materiais a serem pintados. Se for feita só a pintura, é muito provável que o serviço precise ser refeito, correndo o risco até de estragar completamente a superfície pintada.

A empresa de jateamento faz parte das contratações da indústria que precisa de revestimento adequado aos materiais e, pode ainda ter a aplicação do serviço usada para outras funções, como:

  • Acabamento em vidro;
  • Desenhos em pedra;
  • Inscrições tumulares;
  • Limpeza de piscinas.

Entre outras funções que uma empresa contratada pode exercer para a indústria está a montagem e instalação de equipamentos de diversas áreas, como iluminação, equipamentos de combate a incêndio, sistemas de geradores, distribuição elétrica e hidráulica, automação industrial, entre outros.

Os diversos métodos de montagem

As montagens, como o serviço terceirizado, tem a vantagem de ser planejada por profissionais que visam tirar o máximo de proveito do espaço, estruturando as instalações para funcionarem com o máximo de eficiência e economia.

Esse planejamento detalhado acarreta em maior durabilidade dos equipamentos que tiveram seu espaço estrategicamente designados, ao invés de terem sido distribuídos desorganizadamente.

Além disso, a empresa de montagem industrial já tem o conhecimento dos padrões de segurança e higiene exigidos por lei e podem fazer o serviço de instalação com mais facilidade e rapidez do que funcionários inexperientes que precisariam pesquisar e estudar as normas de instalação de cada área em que fosse necessário o serviço.

Portanto, fica a critério do cliente avaliar quando é interessante o treinamento da equipe de funcionários e quando é interessante a contratação de empresas especializadas em serviços pontuais.

Vale dizer ainda que a terceirização é vantajosa quando o trabalho a ser feito exige profissionais especializados naquilo, uma especialização que exige investimento de tempo e dinheiro que uma indústria não costuma poder oferecer sempre aos funcionários, pois o treinamento de pessoal é destinado para outras funções.

Já o treinamento costuma visar a atualização do funcionário, seja sobre as normas de segurança, ensinamento de práticas que otimizam o serviço, aprender a usar máquinas novas, etc., e não para ensinar habilidades que serão usadas vez ou outra.

Uma boa empresa contratada entrega um trabalho de qualidade e com rapidez a fim de potencializar a produção industrial.