A indústria acompanha todo o desenvolvimento da sociedade. Dessa forma, ela atua em uma imensa variedade dos setores que são essenciais, promovendo um ambiente mais prático, funcional e atualizado, além de fazer com que a rotina das pessoas seja mais dinâmica e simplificada.

Por serem diversas, as indústrias precisam de uma grande variedade de máquinas, equipamentos, acessórios e processos para desenvolverem suas atividades de uma forma otimizada e segura, conferindo mais qualidade ao projeto realizado.

Assim, é importante conhecer alguns dos processos que contribuem as produções industriais.

Disco Flap

O disco flap é utilizado em uma máquina chamada esmerilhadeira, que é aplicada para realizar diversas funções, como:

  • Lixar;
  • Cortar;
  • Realizar acabamentos;
  • Desbastar.

Com isso, o disco flap esmerilhadeira é um disco utilizado para lixar e dar acabamento para peças de uma forma geral.

Utilizadas em oficinas mecânicas, lanternagem e industrias automotivas, sua aplicação ocorre para o desenvolvimento de atividades que vão desde a remoção de tintas e ferrugens nas superfícies das peças até os serviços soldas. É importante ressaltar que a espessuras das lixas variam de acordo com o serviço a ser executado.

O disco flap pode ser reto ou angular. O modelo de disco flap feltro é angular e sua aplicação ocorre para um acabamento ou remoção mais rápida de tintas, ferrugens e debastes em contornos e bordas.

Já o disco flap de nylon é do modelo reto e é mais indicado para os trabalhos que são realizados em superfícies planas, conferindo uma estabilidade maior ao serviço executado.

Cordoalha

A cordoalha flexivel é um material aplicado, principalmente, aos projetos de obra e construção. Produzido com arames de aço mais densos e com menos fios, a cordoalha de aço se torna flexível e é muito útil em ambientes como obras.

Construídas com um conjunto de fios que se entrelaçam e formam uma hélice, essa característica faz com que a peça seja altamente resiste e leve.

Aplicadas em diversas estruturas industriais e da construção civil, elas podem ser aplicadas em vigas protendidas, estruturas de concreto pré-moldados, contenções, pontes e viadutos.

Além disso, há o modelo de cordoalha engraxada, que recebe o revestimento de polietileno de alta densidade. Esse tratamento faz com que elas sejam resistentes e duráveis, podendo ser usadas em lajes e pisos industriais, conferindo mais leveza ao projeto.

Contador de partículas

O aparelho contador de partículas serve para detectar a presença dos materiais que compõem o ar ou líquidos em uma determina região das indústrias ou empresas, por meio da contagem e análise das partículas captadas.

Os modelos aerossóis são para contagem do ar e os líquidos para contagem das substâncias nesse formato.

Aplicado para conferir um controle maior da qualidade por meio da detecção dos agentes poluidores, o contador também é comum na saúde pública.

Os percentuais elevados encontrados no ar e nos líquidos podem indicar poluição ou contaminação que dificultam e podem resultar em problemas respiratórios e físicos.

Assim, na área da saúde, eles monitoram os sinais de contaminação verificando as partículas de escape, mantendo um controle bem rígido em laboratórios.

Com o desenvolvimento das tecnologias, há modelos que são portáteis e outros que são remotos.

O segundo modelo é capaz de enviar sinais para outros dispositivos e painéis de controle e são aplicados para o monitoramento em locais que os técnicos não conseguem verificar. Assim, caso haja irregularidades, os dispositivos emitem alertas mostrando aos técnicos os problemas encontrados.

IHM

A IHM é uma interface homem e máquina e, como o nome sugere, é uma interface gráfica que permite que o trabalhador possa interagir com a máquina.

Servindo de elo, as IHM tornam os processos mais simples, funcionais e programáveis.

Por serem máquinas e estarem presentes na maioria das indústrias, elas precisam ter o processo de manutenção regular.

Nesse contexto, o conserto ihm é realizado pelos profissionais técnicos de automação e instrumentação, pois são equipamentos que conferem automação aos processo e possuem características e configurações diferentes.

Chave de aperto

As chaves de aperto servem para inserir parafusos e brocas aos equipamentos e peças industriais, conferindo mais habilidade, precisão e qualidade na inserção destes objetos.

Dentre os diversos modelos desenvolvidos pelo mercado, há a chave de aperto angular, que são empregadas para uma medição exata da aplicação dos parafusos em grandes peças industriais como motores.

Assim, utilizando peças, máquinas e ferramentas específicas, a indústria consegue alcançar altos índices de produtividade, otimização e qualidade dos produtos desenvolvidos.