O setor industrial é vasto, atendendo direta ou indiretamente todos os setores que são essenciais à sociedade. Assim, há indústria em todos os segmentos e vão desde a alimentação até o farmacêutico. Dessa forma, há uma grande quantidade de equipamentos e máquinas que são aplicadas no setor.

Atualmente, uma das características da indústria moderna é automação dos processos que acontecem em sua linha de produção, principalmente aqueles que são mais repetitivos e robotizados.

Esses modelos de fábricas são compostos por muitas máquinas e equipamentos que funcionam por meio de sistemas e programações, sendo também tecnológicas e funcionais.

Por serem várias, é impossível falar sobre todos as máquinas presentes nos segmentos, por isso é importante conhecer quais são as principais, suas aplicações e vantagens aos procedimentos e produtos que compõem esse gigante sistema operacional das indústrias.

Nobreak

O nobreak industrial 10kva é um equipamento capaz de armazenar energia e alimentar as cargas elétricas em sistemas críticos quando há alta ou alguma anormalidade na fonte principal de energia.

Além disso, eles também são aplicados para regular a voltagem e qualidade da energia que chega até os equipamentos eletrônicos industriais, evitando picos de energia que podem ocorrer aos aparelhos conectados.

O principal elemento do nobreak é a bateria, que deve ser escolhido de acordo com:

  • Quantidade;
  • Tipo;
  • Capacidade;
  • Qualidade.

Elas podem, em caso de queda de energia, fornecê-las entre o período de minutos até horas de funcionamento, em condições adversas de redes elétricas.

Os nobreaks são compostos, além da bateria, por carregador interno, filtros de potencia, transformadores isoladores, bypass automático ou manual e protetores contra surtos e descargas elétricas.

Dessa forma, eles são equipamentos de proteção e segurança, sendo um unidade integrada e fornecendo mais qualidade e eficiência elétrica.

Atualmente, a sua utilização é comum em muitos segmentos da indústria, como em hospitais e centros médicos, empresas de serviço e indústrias de tecnologia que possuem muitos equipamentos que são sensíveis as alterações que podem ocorrer na corrente elétrica.

Empilhadeiras

A empilhadeira elétrica é um equipamento que contribui para automação sustentável dos processos de transporte e logística dentro das empresas.

Como há uma alta quantidade de cargas e materiais que precisam ser transportados, as empilhadeira possuem uma variedade de modelos que podem ser adquiridos de acordo com as suas caraterísticas e necessidades do empreendedor.

A empilhadeira eletrica usada comumente em galpões, estoques e canteiros de obra que realizam o transporte, elevação e armazenamento dos produtos e materiais.

Automatizando esses processos, as máquinas conseguem transportar uma quantidade maior de cargas com mais eficiência, otimização e praticidade. Além disso, são peças econômicas pois reduzem a quantidade de mão de obra.

A empilhadeira elétrica possui ainda a característica de ser sustentável, pois utiliza uma fonte de energia não poluente, sendo também mais silenciosa que o modelo a combustão. Com isso, elas são mais indicadas aos ambientes fechados, pois não causam danos a saúde e bem-estar dos trabalhadores.

Outro modelo de empilhadeira é a paleteira elétrica que é utilizada para o transporte de cargas e costumam ser menores e mais estreitas.

Por esse motivo, são utilizadas para espaços mais estreitos, como os corredores dentro das lojas e indústrias. Por serem elétricas são ecológicas e mais silenciosas, desenvolvendo o trabalho com mais leveza e menos stress.

Servo motores

Um outro equipamento comum à muitas indústrias são o servo motores yaskawa, utilizados para o controle de precisão em projetos de automação industrial.

Atualmente, os servomotores são aplicados tanto em precisão de torque, velocidade e posição quanto em acionamento de motores de indução e atuadores hidráulicos e pneumáticos.

Aplicados para o controle de movimentos que precisam ser exatos, para reversão rápida e alto desempenho, são utilizados frequentemente na robótica, sistema de radar, sistemas de rastreamento, máquinas CNC e computadores.

Dessa forma, tornaram-se peças comum no universo industrial.

Ponte rolante apoiada

Para finalizar, há um equipamento presente na construção civil, setor automobilístico e na mecânica: a ponte rolante apoiada univiga.

Basicamente, essa peça é aplicada para o transporte e movimentação de cargas pesadas de pequeno ou médio porte.

Atualmente, o mercado disponibiliza dois modelos de pontes rolantes, sendo um normal e outro o modelo apoiado.

O modelo normal é para o transporte das cargas que já possuem o apoio, enquanto o apoiado para que os não possuem.

O caminho de rolamento para ponte rolante é constituído, assim como o restante da estrutura, por uma estrutura de aço que é automatizada, deixando esse processo mais simples e fácil de ser realizado.