O bem-estar de um funcionário está entre as obrigações patronais, em qualquer tipo de empresa. No setor industrial, o cuidado é redobrado, pois o ambiente de trabalho está relacionado a máquinas e ferramentas de pequeno, médio e grande porte que podem ser prejudiciais à saúde e à vida, quando utilizadas de forma incorreta.

Com isso, os profissionais que atuam nesta área devem ter capacidade técnica e conhecimento amplo do funcionamento de cada item utilizado.

Além disso, um planejamento estratégico voltado aos riscos aparentes é muito útil, reduzindo de maneira categórica pontos que podem ser prejudiciais à saúde dos trabalhadores.

Formalização de equipe para seguir cartilha

Os processos industriais demandam atenção e cuidado no manuseamento de equipamentos, logo, uma equipe especializada em saude e segurança no trabalho deve estar à disposição de empregadores e empregados, durante toda a jornada de trabalho.

A criação de uma cartilha, com protocolos de atuação em cada setor ajuda nos afazeres das tarefas cotidianas, assegurando a qualidade de vida dos funcionários, assim como o bem-estar de cada um no cumprimento da função.

Os profissionais relacionados à segurança do trabalho também operam dentro da legislação trabalhista, cujo objetivo está relacionado à redução de acidentes e prejuízos à saúde de cada indivíduo.

As normas de segurança devem ser cumpridas diariamente, com avaliações periódicas e manutencao industrial para eliminar qualquer agente causador de acidentes.

Planejamento operacional das rotinas de trabalho

A prevenção e a correção relacionadas aos procedimentos industriais devem estar presentes em relatórios diários, indicando o pleno funcionamento das máquinas e ferramentas utilizadas no dia a dia de uma fábrica ou indústria.

Um planejamento elaborado por equipes técnicas determinam o período de manutenção e verificação de peças, cujo desgaste pode provocar qualquer tipo de paralisação e prejudicar o andamento dos trabalhos realizados refletindo, inclusive, em outros setores.

Por isso, todas as condições de uma planta fabril devem ser avaliadas, qualquer que seja o instrumento utilizado nas linhas de produção. Um exemplo bastante eficiente é a atuação do compressor de ar industrial, muito importante para diversos setores de produção.

A localização deste tipo de equipamento deve ser de fácil acesso, para que as manutenções possam ser realizadas periodicamente, proporcionando uma condição de funcionamento pleno, sem qualquer tipo de prejuízo à saúde dos operadores de máquinas ou aos próprios equipamentos utilizados nos processos de fabricação de produtos industrializados.

Para garantir a segurança de todo ambiente, é preciso que a empresa tenha um laudo compressor, identificando os procedimentos adotados para instalação e histórico de manutenção, independente do tamanho do equipamento.

As avaliações técnicas compreendem diversos critérios, como:

  • Inspeção visual de solda;
  • Teste de espessura de chapa por ultrassom;
  • Avaliação hidrostática de pressurização;
  • Identificação de obstrução de passagens.

O período de validade deste tipo de laudo pode variar entre um e quatro anos, dependendo do ambiente e a conformidade da instalação, o período de funcionamento, as características gerais apresentadas e o livro de histórico das manutenções realizadas.

Ferramentas corretas para cada ação

Os trabalhos realizados nos períodos de manutenção podem ser programados, para evitar qualquer interferência no andamento de processos industriais, garantindo a autonomia dos mais variados setores.

Empresas especializadas oferecem este tipo de serviço, englobando cuidados de manutenção em máquinas industriais complexas e exclusivas, ou mesmo em compressores alternativos de pistão duplo efeito.

O planejamento aplicado nos trabalhos dependerá de mão de obra especializada e ferramentas adequadas para a realização de tarefas de checagem, prevenção, substituição e correção de peças avariadas.

Até mesmo a lubrificação de correntes e motores devem estar presentes em uma lista de procedimentos a serem realizados durante o período de parada, evitando outros tipos de intervenção ao longo das rotinas cotidianas de trabalho.

São muitas as vantagens quando há a contratação de uma empresa terceirizada especializada em manutenção presencial nas indústrias, pois os mesmos contam com a profissionais técnicos capacitados e ferramentas desenvolvidas para cada tipo de ação, como a chave de aperto angular desenvolvida para uso exclusivo em compressores industriais.

O ambiente de trabalho deve garantir um espaço adequado para os trabalhadores realizarem a jornada de trabalho de uma forma segura.

Esse tipo de cuidado valoriza os empregados e os empregadores, principalmente, junto a órgãos fiscalizadores e organizações trabalhistas, como sindicatos e entidades de classe.

Com tudo dentro da lei, as corporações não correm o risco de serem autuadas e ficar com as atividades paralisadas, além de receber pesadas multas e sofrer consequências desastrosas diante da população e do público consumidor.