A indústria é um complexo de setores que atuam de modo integrado em uma produção de massa. Ao longo dos anos, desde a revolução industrial, a indústria tem se aperfeiçoado em suas práticas, tornando-as mais eficientes, seguras e com uma otimização no processo de produção.

Com o crescimento da produção industrial, diversos produtos e peças produzidas nos ambientes industriais fazem parte do cotidiano da população. Entre eles, peças metálicas e materiais plásticos.

Basicamente, temos produtos a base de metais ou plásticos em:

  • Automóveis;
  • Embalagens;
  • Sacolas;
  • Garrafas;
  • Eletrodomésticos;
  • Utensílios para o lar;
  • Móveis;
  • Obras da construção civil.

Isso demonstra a versatilidade na utilização dos produtos à base de metal e de plástico. Dentro do ambiente industrial, o segmento da metalurgia e usinagem trabalham com a confecção de peças à base de metal, como chapas e parafusos, realizando também procedimentos de corte e modelagem.

Tornearia e modelagem plástica

O primeiro passo importante é compreender sobre a tornearia industrial mecânica. Isso porque este segmento consegue atingir diversos serviços importantes dentro do processo industrial, sobretudo, para o preparo e operação das máquinas na indústria, que realizam a usinagem dos metais.

Para que as peças metálicas se transformem em chapas ou assumam algum outro tipo de modelagem, o metal precisa ser submetido às máquinas, que precisam estar calibradas corretamente para cumprir sua programação dentro de um processo de automação.

Por isso, existe uma máquina de torno que favorece o preparo de chapas e a modelagem de peças metálicas, sobretudo, as de alta demanda, como é o no caso da construção civil e do segmento dos automóveis.

Por meio de uma máquina de torno, é possível confeccionar e moldar uma peça de metal. O mais interessante neste processo é a versatilidade e a quantidade de peças, moldes e produtos que podem ser feitos.

Por exemplo, é possível variar desde o molde de uma chapa metálica, até um parafuso, elementos cilíndricos de metal e outros produtos.

Vale ressaltar que, como essa máquina também é possível realizar procedimentos de corte, que é essencial para que ela seja automatizada, ou passe por uma programação com o objetivo de garantir uma elevada precisão em suas atividades.

Outro elemento interessante é a ferramentaria de moldes plásticos em Sorocaba, pois assim como os metais, os plásticos assumem elevada importância no processo de fabricação das peças no ambiente industrial.

Apesar da ferramentaria ser ligada ao setor da metalurgia e também influenciar o trabalho com os metais, ela consegue atingir o segmento do plástico, confeccionando peças com elevada precisão.

Confira peças para torno

Além do torneamento e da ferramentaria de moldes, é fundamental conhecer algumas peças para torno. Neste processo, podemos destacar:

  • O ponto rotativo;
  • O uso de placas de arraste;
  • Uso de mandril;
  • Uso de lunetas.

Cada uma destas placas ou utensílios assumem um papel importante dentro da tornearia. Por exemplo, no caso da peça rotativa, ela é utilizada em ações do torneamento que necessitam de uma fixação maior das pontas.

Já no caso da placa de arraste, as placas também estão fixadas nos pontos corretos, e a ideia é tornar o material o mais centralizado, dentro de um comprimento preciso.

Além disso, neste processo, ocorre também a fixação de peças que estão irregulares, assim como as peças que são utilizadas para fixar ou impedir que ocorra um deslocamento do metal durante o processo.

Por exemplo, se a indústria está confeccionando um modelo de brocas canhão e necessita ser preciso e ter uma perfuração correta, é neste momento que as peças de torno são acionadas, suportando também as vibrações das máquina.

Segurança dentro da indústria

Outro aspecto essencial dentro do ambiente industrial é a atenção com a segurança e a qualidade em todos os procedimentos. Isso envolve prezar por uma qualidade de produção mais eficiente, com a revisão e a manutenção das máquinas, assim como ter uma atenção especial com os colaboradores.

No caso das máquinas, é essencial realizar a troca de óleo diesel para gerador, ou para uma máquina específica, garantindo sua lubrificação.

Essa ação é essencial para aumentar a vida útil da máquina, evitando danos ao processo industrial. Em relação aos profissionais, o uso de equipamentos de proteção, como luvas, capacete, botas e óculos são essenciais e variam dependendo da função.

Uma lamina duas pontas para roçadeira, por exemplo, é fabricada com aço, sendo considerada uma peça resistente e durável que traz maior segurança dentro do ambiente industrial, sobretudo, no corte de grama.

Com isso, seja com o uso de uma lâmina faca para roçadeira, ou de um protetor auricular, garantir a segurança dos profissionais e a qualidade da produção é essencial.