Para que uma obra seja rentável e bem executada, é preciso utilizar alguns recursos presentes na indústria do aço e no setor de marcenaria, tais como as serras e as ferragens.

Esses produtos podem ajudar e muito na edificação e também em muitos outros procedimentos relacionadas com corte, dobra e sustentação.

Nesse artigo, confira as vantagens de se ter sempre ao seu alcance esses dois tipos de aliados, além de suas respectivas funções e desempenhos. Você vai ver como:

  • Serras de fita ajudam em processos de cortes circulares;
  • Aço de qualidade gera melhor execução da obra;
  • Serras de fita de bancada se ajustam ao seu espaço;
  • Ferragens possibilitam estruturas duradouras.

Para cortes circulares: Serra de fita

Uma dessas ferramentas é Serra de fita, que possui esse nome por sua lâmina ter o formato de uma fita contínua, que se movimenta sob a rotação de volantes e polias (essas, por sua vez, acionadas a partir de um motor elétrico).

Esse tipo de dispositivo é essencial, por exemplo, em uma oficina de marcenaria, pois realiza vários tipos de cortes, sejam retos ou circulares, inclusive em madeiras espessas.

Mesmo em uma máquina com lâmina circular, operar esse tipo de corte em madeiras de grande espessura pode ser complicado sem uma serra de fita.

O tamanho do corte curvo que a máquina pode fazer, ou seja, o raio do círculo que ela é capaz de cortar, depende da espessura da lâmina. Para diminuir os custos com o equipamento, você pode optar por Serra de fita usada.

Variedades que se ajustam à sua necessidade

Outra opção além da serra de fita convencional é Serra de fita de bancada, que possui funcionamento parecido com o da sua versão mais comum, porém realiza apenas cortes retos.

Além disso, pode se ajustar a uma mesa ou a uma bancada, proporcionando mais praticidade no serviço. Em alguns casos, ela se torna bem mais viável.

Além da indústria, esse equipamento pode ser utilizado também por pessoas que gostam de marcenaria, realizam pequenos serviços ou trabalham com artesanato, por exemplo.

Sendo assim, até mesmo Serra de fita de bancada usada pode ser uma opção lucrativa e que ajuda na expansão e facilitação do trabalho, mesmo de grande porte.

Com excelente precisão e uma performance de alta qualidade, tanto a serra de fita comum quanto a de bancada devem ser escolhidas a partir de alguns levantamentos, tais como:

  • Espessura e densidade da madeira a ser cortada;
  • Quantidade de cortes;
  • Ângulos dos cortes;
  • Necessidade ou não de cortes internos;
  • Espaço disponível para o trabalho.

Existem vários tipos, marcas e modelos de Serra de fita de bancada a venda. Por isso, você pode escolher entre todas elas a que mais satisfaz com relação ao desempenho desejado, podendo até obter mais de um tipo para que mais funções possam ser realizadas dentro da sua indústria, sem necessidade de, por exemplo, ter que terceirizar esse trabalho.

Ferragens: usabilidades seguras e essenciais

Dos famosos vergalhões às telas nervuradas, a quantidade de produtos no setor de aço e ferro disponíveis para serem utilizados em construção civil ou na indústria é enorme.

Não por acaso: as ferragens são fundamentais para uma boa edificação e também para que os processos do concreto armado sejam possíveis, já que possuem alta resistência.

O mais importante, porém, é saber lançar mão desses produtos da forma apropriada. Afinal, enquanto o concreto resiste à compressão, o aço faz seu trabalho contra os esforços da tração.

Sendo assim, deve-se combinar concreto de boa qualidade com material de ferragem de procedência segura. O aço, portanto, deve ser de excelência, garantindo o sucesso do projeto.

Tecnologia a favor da indústria: economia e rapidez

Com todos os aparatos que existem atualmente na indústria do aço, é muito mais fácil encontrar material de boa qualidade e que cumpra a função desejada.

Em uma edificação convencional, Ferragens para construção eliminam serviços que geralmente são muito caros, como corte e dobra dessas armações.

Alguns dos benefícios de se utilizar ferragens nos dias contemporâneos são:

  • Elas já vêm cortadas e dobradas;
  • Atuam com alta performance no concreto armado;
  • Possibilitam estruturas duradouras;
  • Agilizam o trabalho de forma prática e segura.

O crescimento da indústria do aço e do setor de construção civil é um forte contribuinte para que esses tipos de produtos estejam sempre em renovação, tornando-se cada vez mais úteis.

Por isso, seja qual for a necessidade relacionada às suas funções, possivelmente eles poderão ajudar de alguma forma.

Claro que, de acordo com o serviço desejado em cada etapa de uma obra, serras e ferragens são apenas dois dos aliados mais frequentes na indústria e que possibilitam, assim como muitos outros, a excelência do trabalho final.