As indústrias possuem diversos tipos de processos e, quando falamos em indústria, nos remetemos aquelas conhecidas como indústrias de base, como a siderurgia.

Dentro dessa indústria, incluindo a metalurgia, existe um sistema muito eficiente e de suma importância para as diversas ferramentas e máquinas existentes. Esse processo é conhecido como usinagem de peças.

A usinagem compreende todo o sistema (ou processo) mecânico que visa o desgaste de uma peça para lhe dar um formato específico.

Esse processo pode ser feito tanto em uma peça metálica como em outros materiais, sendo o processo feito sobre a matéria bruta ou prima.

De um modo geral, é a usinagem de precisão (ou de peças) que visa dar forma a uma peça por meio de uma ferramenta ou máquina. Esse material então ganha forma ou lapidação de acordo com a necessidade.

A usinagem cresceu muito com o avanço da tecnologia, de modo que os cortes e acabamentos da peça sejam feitas de forma muito precisas, feitas sob medida.

Um dos exemplos disso é a usinagem feita com maquina CNC (controle numérico computadorizado). O processo feito com essa máquina é chamado de usinagem seriada.

Além das usinagens, existem outros processos igualmente importantes, como a solda feita por robôs. Por esse motivo, este texto falará mais sobre esses tipos de processos essenciais para a fabricação de peças.

Serviços de usinagem

Há diversas formas para a feitura da usinagem, podem ser dividida em quatro principais:

  • Perfuração;
  • Torneamento;
  • Fresagem;
  • Moagem.

A perfuração é a forma de usinagem mais utilizada e também uma das mais básicas. Esses furos são feitos geralmente com furadeiras ou outras máquinas específicas para a perfuração do metal.

A perfuração de peças são usadas para a formação de furos para parafusos ou então encosto de metal para proteger uma porta.

Outro tipo de sistema de usinagem é o torneamento. Basicamente, o torneamento, como o próprio nome diz, consiste é moldar uma peça por meio de um torno mecanico.

A peça é colocada sobre o eixo do torno que gira a peça e, então, o operador atua sobre a peça moldando-a ou cortando-a por meio de ferramentas ou então kits especiais.

O processo de torno serve para diversos fins, como a criação de parafusos com rosca e também de qualquer outro tipo de peças.

A fresagem é feita por uma máquina chamada fresadora ferramenteira ou apenas fresadora. Esse dispositivo é simples e é utilizado para realização de cortes em material metálico.

Para que esse corte seja feito, é preciso fixar a peça em um lugar determinado para que a peça seja cortada. Esse tipo de processo de usinagem são feitos, principalmente, para cortar logotipos em chapas de aço ou então criação de ferramentas especiais.

Já a moagem é uma das últimas técnicas de usinagem existentes. É um tipo de técnica simples e que consiste em uma roda de pedra ou de outro material pesado para que a peça seja colocada em baixo da roda de forma a ser amassada.

Assim, esse tipo de técnica é usada para afiação de ferramentas e formas de materiais metálicos.

Esses são os quatro tipos principais de usinagem existentes. Além desses processos, devemos identificar alguns outros procedimentos essenciais na indústria, como a solda robotizada.

Solda robotizada: o que é?

Uma solda robotizada nada mais é que a utilização de robôs para o processo de soldagem de peças e equipamentos.

Geralmente, esses itens possuem um braço com o equipamento de solda equipado nele. São equipamentos geralmente usados em larga escala nas indústrias automobilísticas.

A soldagem robotizada pode ter muitas vantagens, como a redução de custos com energia elétrica e, principalmente, a redução de mão de obra.

Em muitos casos incluir uma célula robotizada de soldagem na linha de produção significa a redução de consumo de material, devido aos procedimentos mais precisos.

As células robotizadas de soldagem são um grande investimento para as indústrias e possuem um retorno de investimento entre um ano a dois anos.

Em alguns casos, a célula de solda robotizada pode ter um retorno de investimento um pouco maior devido a baixa de produção e assim por diante.

Assim, os processos de usinagem e de solda robotizada garantem que as indústrias tenham um bom desempenho, aumentando sua produção e criando peças e produtos de extrema qualidade e eficiência.