Uma indústria tem diversas máquinas que movimentam processos e são responsáveis por uma série de cadeias produtivas, tudo com o intuito de fazer com que a produção seja efetivada. Porém, para que essas máquinas funcionem é necessário todo um sistema peças como correia dentada, engrenagens e outros elementos.

Um dos elementos mais importantes para o funcionamento de todos esses processos que estamos falando são as engrenagens.

Isso porque as engrenagens são responsáveis por fazer a movimentação das máquinas, e então é de grande importância saber que tipo de engrenagem será usada, para que então o trabalho pesado fique tranquilo e também mais rápido.

Um exemplo é o redutor rosca sem fim, que permite que uma determinada carga fique no mesmo lugar para que seja manuseada.

Objetivos da engrenagem

As engrenagens e o seus usos têm como objetivo fazer a transmissão de movimentos, quase sempre de um eixo rotativo para outro, de modo a configurar a chamada rotação motora através de dois cilindros.

Esses eixos, por meio da engrenagem de corrente ou outro tipo permite que eles se toquem internamente ou externamente.

A rotação do eixo também pode se dar em um trilho, de modo a transformar um movimento rotativo a um movimento de translação.

Mas, de forma geral, todas as engrenagens são usadas para fazer a transmissão de um movimento gerado em uma engrenagem, para outra engrenagem.

Toda essa transmissão tem um objetivo único, movimentar qualquer tipo de máquina, seja ela composta por rolamento ou qualquer outro modelo de movimentação.

Existem portanto diversos tipos de engrenagens que permitem que toda essa movimentação aconteça de forma eficiente.

Tipos de engrenagens

Para que todo o processo de transmissão de movimentos seja feito, é necessário conhecer os tipos fresamento de engrenagens.

1. Cilíndricas de dentes retos

Essas engrenagens são as mais comuns, e permitem uma grande variedade de força e de velocidade, por meio da mudança do tamanho do raio da engrenagem.

É composta por dentes retos, que são formados no processo de usinagem. São colocadas quase sempre em eixos paralelos, fazendo com que um dentro seja ligado a outra.

É um tipo de engrenagem que tem baixo custo no mercado, em relação aos outros tipos de engrenagens, por conta de que sua produção ser mais simples. Entretanto, quando essa engrenagem se movimenta, ela gera ruídos externos.

Porém, apesar disso têm a vantagem de serem compactas, além de serem altamente confiáveis. São usadas também por poderem transmitir grandes quantidades de energia, e serem eficientes na transmissão.

São usados em uma gama de equipamentos, por exemplo:

  • Motores;
  • Relógios;
  • Máquinas de lavar roupa;
  • Siderúrgicas e outras.

2. Cilíndricas de dentes helicoidais

Esses tipos de engrenagens por sua vez possuem seus dentes deitados, ou então chamados helicoidais, se diferenciando assim das engrenagens de dentes retos.

Por terem uma característica helicoidal, permite que os dentes engatem pouco a pouco, isso garante suavidade nos movimentos, assim, diferentemente da engrenagem dos dentes retor, ela possuí menos ruído, sendo mais apropriada para uso em máquinas silenciosas.

Essa engrenagem também permite que seja sustentado em seus sistemas mais cargas, porém, com uma velocidade um pouco menor. O que não é uma desvantagem, pelo contrário, garante ainda mais eficiência nos processos, tornando eles cada dia mais seguros.

São usados nos mais diversos segmentos, por exemplo, nas indústrias automobilísticas, ferroviárias, alimentícias e muitos outros setores.

3. Cônicas de dentes retos

Diferentemente das citadas acima, esse tipo de engrenagem possui uma forma cônica, e por conta disso precisa ser colocada com muito mais cuidado, isso porque dependendo da instalação, pode ocorrer o desencaixe, causando problemas.

A grande vantagem da engrenagem cônica é que ela possibilita que se mude a direção do giro e também da força, fazendo com que a transmissão de energia entre os eixos possam ser de diferentes ângulos.

Como dissemos, por conta de seu formato a instalação tem que ser muito cuidadosa e precisa, de modo que a movimentação aconteça de forma fluida e tranquila.

Entretanto, é essa engrenagem não suporta grandes velocidades e cargas, isso acontece por contados dentes que não são paralelos em relação a outros tipos de dentes na qual está ligada.

Assim, entendemos que as engrenagens são importantes para o desenvolvimento da indústria e também de todos os processos produtivos existentes.