Além do cuidado com as máquinas, outra coisa que exige muita atenção nas indústrias é a manutenção dos transformadores.

Os transformadores são as peças, que, dentro de uma instalação eletrica modificam a tensão elétrica e garantem que a energia seja distribuída no espaço.

Como são peças essenciais para reduzir a tensão elétrica original, é certo que esses aparelhos possuem um papel fundamental na segurança das indústrias e no bom funcionamento das máquinas e equipamentos de forma geral.

Mas com que frequência a manutenção deve ser feita? Qual a importância disso na prática? Como verificar a qualidade dos transformadores é algo positivo para a Manutenção Elétrica Predial de uma indústria?

Essas e outras perguntas costumam causar muitas dúvidas, ainda mais em um assunto que tem certa complexidade. Pensando nisso, elaboramos esse conteúdo que pode te ajudar, confira!

Manutenção Elétrica Predial: o que é e quando fazer?

Mais do que em qualquer outro lugar e tão importante como, a indústria é um ambiente que pode oferecer uma série de riscos operacionais.

Felizmente, cuidados existem não só com as normas de segurança do trabalho, mas também em setores muito importantes como a Manutenção Elétrica Predial.

Esse serviço é uma necessidade periódica desses ambientes e tem como objetivo garantir a segurança e a eficiência da parte elétrica dos ambientes.

Ou seja, de tempos em tempos, é importante verificar peças que não funcionam mais, componentes que são trocados ou que colocam o prédio em risco de curto circuito e em casos piores, incêndio.

Geralmente projetos eletricos feitos com qualidade costumam dar menos problemas, mas, mesmo assim, essa revisão é importante, ainda mais em um segmento que consome tanta energia e lida com máquinas e pessoas o tempo todo.

Em indústrias de pequeno, médio ou grande porte, esse cuidado é importante pois traz os seguintes benefícios:

  • Menos perda de equipamentos que estragam ou podem queimar;

  • Economia de luz (aparelhos que não funcionam, sobrecarregam o transformador);

  • Segurança (acidentes graves/fatais podem ser evitados com uma revisão);

Outro destaque importante desse tipo de manutenção é que a partir de uma revisão, a indústria tem mais informações sobre a quantidade de carga elétrica usada na instalação atual.

Quando os projetos eletricos são feitos, geralmente são adaptados para uma carga máxima. Caso essa carga exceda o limite, a indústria provavelmente terá prejuízos como:

  • Gastos desnecessários com energia elétrica;

  • Sobrecarga de equipamentos;

  • Produtividade do maquinário limitada;

  • Riscos de acidentes potencializados;

  • Perda de equipamentos (de dinheiro e tempo);

  • Mais chances dos transformadores desligarem;

Transformador a óleo

Como já falamos lá no início do post, não existe um cenário de uma indústria funcionando sem os transformadores de energia.

Considerando a importância do equipamento para o sistema elétrico, esse objeto deve ser escolhido com qualidade proporcional à rotina da indústria em questão.

transformador a oleo é uma solução muito eficaz nas redes de energia, pois é capaz de isolar a eletricidade e até impedir/ou amenizar efeitos de raios e tempestades.

O óleo, nesse caso é um uma solução interessante, pois além de ser usado no aparato tem a vantagem de operar em locais altos (pode alcançar até 1000 metros acima do nível do mar).

No entanto, apesar das vantagens, esse tipo de transformador não deve ser usado em áreas abertas, pois tem a desvantagem de entrar em combustão com a rede elétrica e é menos seguro que os transformadores a seco.

E só o transformador basta?

Geralmente, esses equipamentos não funcionam sozinhos no sistema da rede elétrica das indústrias. Embora desempenhem um papel principal, a Venda de transformadores é feita de acordo o cenário onde ele será instalado.

Em alguns casos, o filtro de linha é usado junto com esse equipamento. Enquanto um transforma a voltagem, outro protege o aparelho e ambos evitam que o mesmo queime em caso de descargas elétricas.

Independente de todos esses aparelhos, cabe lembrar que o sistema de eletricidade e energia varia muito conforme a composição do prédio, o tipo de indústria e a quantidade de máquinas.

Por isso, toda instalação deve ser feita por profissionais capacitados, com equipamentos adequados às normas de segurança.

Da mesma forma, a Manutenção Elétrica Predial deve ser executada com precisão e sempre sugerir melhorias, alertas e soluções de possíveis problemas antes deles acontecerem e gerarem prejuízos materiais e humanos.