Se você já trabalha no segmento industrial e quer tirar algumas dúvidas, ou não faz parte desse meio mas quer saber mais sobre válvulas e alguns de seus tipos, é possível que possa aprender por aqui.

Isso porque iremos falar sobre um pouco desse universo industrial e algumas coisas que eles podem oferecer, como peças, maquinários e todos os tipos de ferramentas possíveis. Claro que em um texto não iremos falar sobre todos, mas vamos listar alguns importantes.

Hoje falaremos um pouco sobre válvulas hidráulicas e o que elas são. Além disso, iremos procurar explicar sobre como elas funcionam e quais as melhores opções para o seu negócio caso esteja aqui por isso.

Então se acomode e siga o texto a seguir, pois você sairá daqui sabendo um pouco mais sobre o ambiente industrial e certos tipos de serviços que ele proporciona para facilitar nossas vidas e nosso dia-a-dia.

Válvulas industriais hidráulicas

Essas válvulas são suprimentos da indústria que controlam e monitoram todo o fluxo e também sua pressão dentro de todo um sistema. Seus tamanhos costumam ser muito variáveis, desde menos de uma polegada até mais ou menos um pé de comprimento.

Ou seja, são materiais muito variáveis que possuem dois tipos de fases, a aberta e a fechada. Quando esse elemento está fechado, seu fluído não tem permissão para passar pelas tubulações.

Já quando esse estímulo está aberto, todo o fluxo de fluído podem correr sem nenhum tipo de problema. Esse tipo de válvula costuma ser usado para controle, como uma maneira bem simples de regulagem de níveis de pressão nesses compartimentos.

E não param somente por aí, pois são utilizadas também como grandes ferramentas, e podem ser encontradas e aplicações de produção e construção, assim como também no meio automobilístico, militar, naval, alimentício, controle de processos, químicos e afins.

Isso é possível pois cada uma possui um modelo diferente juntamente com características e funcionamentos distintos, além claro, utilidade.

Algumas de suas qualidades são:

  • Controlar fluídos
  • Aplicações regulares
  • Vazão de sistemas hidráulicos
  • Comandar fluxos
  • Entre outros

Além disso, elas permitem que esses materiais que são escorridos entre tubulações possam ir para diversas direções, evitando que os níveis de pressão indevidos, assim como os fluídos indesejados.

E para que você saiba um pouco mais sobre elas, iremos falar sobre dois tipos muito usados nesse mercado. Acompanhe o restante do texto e saiba mais sobre eles.

Solenóide

Agora iremos falar sobre válvula solenóide para água, que é um tipo de instrumento com funções eletrônicas que podem ser aplicados em variados projetos, além de automação residencial e industrial.

Esse elemento costuma ter um corpo pequeno e estrutural com um formato arredondado, até mais para o cilíndrico. Seu custo benefício é muito interessante, pois sua utilização serve para soluções eficientes e é muito prática.

Essa válvula elétrica de água possui muita eficiência e também grande praticidade para águas, e são identificadas com um posicionamento de 180° que serve tanto para a sua saída quanto para a sua entrada. Ou seja, é contínua.

Além disso é um tipo de peça eletrônica que conta com uma bobina com um formato também cilíndrico e que ajuda na condução de corrente elétrica, para que a válvula solenoide irrigação crie um tipo de força em seu centro.

Essa força será a responsável pelo acionamento do restante de seu funcionamento como o êmbolo, que está em seu interior e faz com que ela abra e feche.

Proporcional

E finalmente, por fim, mas não menos importante, iremos falar de nossa última válvula do texto, que é a válvula proporcional, que funciona como um controle de vazão, parecido com uma torneira.

Seu fluxo de água é controlado de forma proporcional e manual, assim como é feito com esse modelo industrial. Porém o fluído que está sob controle é o óleo e seu acionamento é feito pelo sistema elétrico.

Esses tipos de óleos hidráulicos são utilizados em diversos equipamentos que costumam ser próprios para esse tipo de pressionamento, ou seja, de alta pressão contínua, com aspecto industrial e que possua a mesma proporção entre vazão e pressão.

Enfim, esses foram alguns aspectos que pudemos falar sobre válvulas hidráulicas industriais e como elas funcionam. Além disso, pudemos falar de alguns modelos que mais são suados e proporcionam diferentes resultados.