Os variados modelos de tubos são extremamente importantes para uma série de procedimentos industriais que precisam contar com dispositivos eficiente e adequados de conexão. Por isso, conhecer esses utensílios e sua funcionalidades é uma forma de garantir a agilidade na produção e, claro, a segurança e o alto desempenho.

Confira, no artigo a seguir, mais informações sobre diferentes tubos e conexões que são feitas em processos importantes dentro das indústrias.

Importância extrema

Pode-se dizer que quase todos os setores industriais possuem estruturas que necessitam diretamente de conexões tubulares para assegurar a eficiência em processos como condução de líquidos, gases e ar. Além disso, a utilização na montagem estrutural dos sistemas também é recorrente.

Por meio de utensílios cada vez mais resistentes e de alto desempenho, como tubo galvanizado, é possível encontrar diversas aplicações onde a conexão por meio dos tubos não pode ser negligenciada, tais como em:

  • Indústria de gás natural
  • Construção naval
  • Indústria petroquímica
  • Indústrias de energia
  • Fabricação de papel
  • Metalurgia

Higiene

Certamente, os tubos são os mais procurados na hora de garantir as diversas conexões necessárias no setor industrial. Isso porque esses materiais oferecem alta performance e são um recurso extremamente eficaz tanto no que diz respeito à sua durabilidade quanto no tocante ao desempenho máximo de conexão.

Além disso, esses tubos oferecem vantagens que vão de encontro a diversas funcionalidades e demandas mais específicas, como a higienização correta do sistema. No caso de transporte de líquidos, por exemplo, é muito comum que esses materiais estejam sujeitos a substância e agentes que podem deteriorar seu mecanismo e tornar a condução prejudicada.

Em especial na indústria de laticínios, os cuidados com a higiene devem ser uma das prioridades de qualquer gerenciamento de operações industriais. Isso porque trata-se da produção de um alimento, ou seja, a contaminação industrial pode acarretar em diversas consequências graves à saúde humana em etapas de consumo do leite, seja em requeijão, iogurtes ou demais produtos que dele derivam.

Tipos

Existem diferentes tipos de tubos, pois eles variam de acordo com a demanda de suporte, aplicação, etc. Dessa forma, é preciso estar sempre atento ao uso adequado desses dispositivos, possibilitando que ele desempenhe a sua função da melhor maneira possível e sem prejudicar nenhuma parte do sistema no qual está inserido.

Para que isso seja possível, é necessário lidar com produtos e materiais de boa procedência, otimizando a performance total e tornando a qualidade uma exigência máxima para todos os procedimentos.

Com Tubo din 2440, por exemplo, é possível respeitar as normas de qualidade e atender as demandas de diâmetro de forma versátil, pois esse produto apresenta características muito eficientes, tais como roscas do tipo BST ou NPT. Isso sem falar que esses utensílios, indicado para conduzir fluidos em baixa temperatura, são pretos, galvanizados e biselados, tornando sua funcionalidade ainda mais qualitativa.

Fixação

A fixação dos tubos e das instalações elétricas, hidráulicas, pneumáticas e de vapor pode ser suspensas ou verticais, de forma que Abraçadeira união horizontal é indicada para uso, portanto, no teto das estruturas.

Por meio de acessórios que otimizam seu funcionamento, tais como buchas, barras, chumbadores químicos e brocas, esse produto apresenta uma série de vantagens, dentre elas:

  • Estabilidade na vibração
  • Instalação fácil
  • Fixação em série
  • Resistência a oxidação

Alta pressão

Para demandas de alta pressão, em sistemas de tubulação de aço, é essencial fazer uso de Niple de redução, que pode ser tanto concêntrico quanto excêntrico, o que varia de acordo com o desempenho desejado e a aplicação dada ao dispositivo.

Além disso, ele pode variar de acordo com o tipo de aço do qual é produzido, que pode ser inox, duplex, carbono ou liga. Assim, existem diversas maneiras de atingir os objetivos de condução em condições de pressão mais específicas por meio desse tipo de produto.

São muitas as facilidades proporcionadas pelos tubos utilizados em sistemas de integração, não é mesmo? Por isso eles são indispensáveis! Além disso, oferecem resistência e condutividade de acordo com cada demanda e estabelecem conexão da melhor maneira por todo o sistema empregado.

O mais importante, em qualquer situação e aplicabilidade, é garantir a qualidades dos materiais e utensílios empregados na indústria, pois uma negligência nesse quesito pode acarretar em graves consequências para a produção e até para a segurança de todos os colabores envolvidos nas etapas de instalação, manutenção e controle.