As indústrias realizam todos os dias atividades variadas, em sua maioria, envolvendo processos produtivos que passam por máquinas industriais e equipamentos, provenientes da automação industrial computadorizada.

A automação industrial possibilita às indústrias, meios produtivos mais eficientes, capazes de realizar grandes demandas de serviço em menos tempo, mantendo alta qualidade e precisão.

Por conta da grande quantidade de tarefas realizadas em indústrias, a manutenção industrial é fundamental, devendo ser realizada com determinada constância, em dias esporádicos, a fim de supervisionar os maquinários, ferramentas e utensílios, garantindo o perfeito funcionamento de ambos.

Assim, é de grande importância compreender os benefícios que manutenções proporcionam, assim como suas características e padrões industriais.

Manutenção industrial: uma prática importante e necessária

Por conta da alta demanda de processos produtivos, as indústrias são asseguradas através de um serviço muito importante, conhecido como manutenção industrial.

Esse serviço é realizado por profissionais especializados de empresas de manutenção industrial, independentemente do setor, que pode ser de maquinários, ferramentas, elétrica, mecânica e muitos outros.

Através de um profissional qualificado, a manutenção industrial é feita por meio de avaliações e análises precisas, cujo objetivo principal é assegurar que tudo está funcionando da forma correta, assim como detectar possíveis problemas, que serão solucionados em um curto prazo de tempo.

A manutenção industrial realiza todas as ações cabíveis, a fim de manter a ordem do espaço e seu pleno funcionamento, sem comprometer os meios de produção, resultando em inúmeras vantagens, como por exemplo:

  • Manutenção eficaz de máquinas e ferramentas;
  • Correção de erros de forma rápida e eficiente;
  • Prevenção de falhas em sistemas e maquinários;
  • Funcionamento constante e otimizado dos meios produtivos.

Através da manutenção industrial, que pode ser feita de diversas formas, as indústrias são aptas para competirem no mercado consumidor, já que esse serviço possibilita o funcionamento pleno e contínuo de cenários industriais.

Por meio de serviços de manutenção corretiva não planejada, manutenção corretiva planejada, manutenção preventiva, manutenção preditiva, manutenção detectiva e manutenção de engenharia industrial, as indústrias têm suas máquinas com vida útil prolongada, tornando-as aptas para utilização de forma contínua, sem interromper os meios produtivos.

Como são aplicadas as manutenções?

A manutenção industrial, normalmente é aplicada em engenharia de controle e automação, mediante a “estágios”, que podem ser emergenciais, críticos ou normais.

No estágio emergencial, são realizadas manutenções de defeitos visíveis e prejudiciais, que precisam ser solucionados em um curto período de tempo, pois de alguma forma colocam os processos industriais em risco, ou em alguns casos, a integridade dos trabalhadores.

No estágio crítico, são feitas manutenções que são urgentes mas não prioritárias, podendo esperar alguns dias ou semanas para serem realizadas, como por exemplo as manutenções preventivas (aplicadas como meio de prevenção de situações ou riscos futuros).

Por fim, o estágio normal. Nesse estágio são feitas manutenções preditivas, ou seja, inspeções diárias, normalmente feitas por profissionais que trabalham diariamente verificando máquinas e ambientes industriais, assegurando-os todos os dias.

Quando uma manutenção é realizada em indústrias, seja em esteiras transportadoras ou em uma envasadora automática (máquina que envasa líquidos e recipientes), depois da ordem de prioridade como as citadas acima, ela também passa por uma “ordem”, que define de que forma será aplicada e quando.

Nesse período, toda manutenção é registrada e composta de recursos adequados, normalmente utilizados por profissionais qualificados que realizarão o serviço.

A manutenção pode ser feita de forma corretiva (sem planejamento, em situações emergenciais), de forma planejada (previamente agendada e solicitada), através de rotas (criação de planos de manutenção) ou por parada geral (manutenções realizadas parcialmente ou totalmente).

Através da separação das ordens de manutenções, é muito mais simples manter a organização das indústrias, tal como de seus processos, que passam por supervisões constantes, a fim de garantir o perfeito funcionamento do espaço.

Impacto das manutenções em indústrias

Assim, pode-se concluir, que as manutenções, independentemente da categoria, são muito importantes dentro de indústrias. Por serem espaços, normalmente grandes, e equipados por inúmeros maquinários e ferramentas, sejam elas automatizadas ou não, é imprescindível os serviços de manutenção para garantir o funcionamento correto.

Além disso, através desse serviço, é possível ter o controle total de todos os segmentos de uma indústria, tal como os cenários otimistas ou os que ainda necessitam de aperfeiçoamento, seja ele físico ou técnico, que é possível de ser detectado através de manutenções.

Assim, fica evidente, que as manutenções são necessárias, pois auxiliam um bom desenvolvimento contínuo dos meios produtivos, sejam eles manuais ou de PLC automação (processos automatizados), evitando falhas, minimizando erros, e proporcionando um cenário de trabalho efetivo e seguro para todos os funcionários.