Recursos hídricos consistem em toda e qualquer água superficial ou subterrânea disponíveis para uso. Lagos, rios, lençóis freáticos e córregos são alguns exemplos. Tais recursos são essenciais para a sobrevivência humana e, por isso, desenvolvemos diversas maneiras de utilizá-la, avaliá-la e transportá-la, como é o caso do uso de uma bomba de água em comércios.

Infelizmente, os recursos hídricos sofrem frequente contaminação, devido ao contato com esgoto doméstico, dejetos industriais e outras substâncias que comprometem a qualidade da água.

Por isso, constantemente deve ser efetuada a Análise de água potável dos recursos disponíveis. Para que isso ocorra, é necessário coletar uma amostra de água do processo que se deseja analisar, e levá-la até um Laboratório de análise de água, onde serão feitos todos os testes necessários para avaliar a pureza da água.

Nesses testes são avaliados níveis microbiológicos e físico-químicos, comparando-os com o padrão definido pela lei. Caso haja algum tipo de alteração nesses níveis, a água não está própria para o uso e deve ser tratada.

Porém, se os resultados forem positivos, a Potabilidade da água é confirmada e o recurso hídrico de onde ela foi coletada pode ser usado.

Conheça outros recursos hídricos

No caso de recursos subterrâneos, como lençóis freáticos, a água pode ser utilizada de diversas formas. Uma delas é através da construção de poços rasos para os lençóis freáticos, e poços semi artesianos para lençóis artesianos.

Em ambos os casos, é necessário o uso de uma Bomba centrífuga submersa para conseguir obter acesso a água. O uso desse aparelho não é maléfico ao ambiente, o que é um grande ponto positivo, e ele pode ser instalado de modo fixo ou portátil, se adaptando aos interesses do cliente.

É importante ressaltar, que os equipamentos hidráulicos usados em recursos hídricos não devem ter impacto negativo sobre eles. Tais ferramentas são utilizadas para auxiliar em algumas tarefas, sem interferir na qualidade da água.

Uma Bomba de água é usada sempre que se tem a necessidade de transportar água de um lugar para o outro, seja essa água própria para o uso ou não. Em uma Estação de tratamento da água (ETA), o uso dessa ferramenta é frequente, pois é necessário levar a água que precisa ser tratada até a estação, e depois transportá-la tratada até o local onde será estocada ou utilizada.

Saiba quais são as etapas utilizadas em uma ETA para garantir a potabilidade da água

1. Captação

A água a ser tratada é captada através de uma Bomba de água, e levada até a estação;

2. Gradeamento

A água passa por grades responsáveis por reter elementos maiores, como folhas e galhos. Depois disso, segue para um tanque, onde ocorrerá a próxima etapa;

3. Coagulação

É adicionado na água, o sal chamado sulfato de alumínio, que é responsável por aglomerar as partículas finas, tais como: areia e argila. É realizada uma agitação leve para favorecer o processo;

4. Floculação

Em outro tanque, a água recebe a adição de um polímero que fará com que os aglomerados formados na etapa anterior se juntem em flocos maiores e mais pesados, que serão removidos dentro de algumas etapas;

5. Decantação

Em um tanque, agora estático, a água “descansa”, de modo que os flocos formados na fase anterior se concentram inteiramente no fundo, uma vez que são mais densos que a própria água;

6. Filtração

Uma vez que os flocos se encontram no fundo do tanque, a água passa por um filtro de areia, carvão ativado e cascalho, que é responsável por reter os flocos e quaisquer outras impurezas que não tenham aderido a eles. A água também sofre uma desodorização, graças ao carvão ativado;

7. Fluoretação

É adicionado flúor à água, processo estabelecido pela legislação e que tem como objetivo auxiliar na redução de cáries da população;

8. Cloração

Nessa etapa é adicionado cloro a água, com o objetivo de eliminar os microrganismos presentes e oxidando qualquer composto orgânico ou inorgânico que tenha restado;

9. Correção de ph

Para corrigir a acidez da água e deixá-la finalmente própria para o consumo, é adicionado hidróxido de cálcio;

10. Armazenamento

Terminado todo o processo, a água é encaminhada com o auxílio de uma Bomba de água, para o local onde será armazenada e distribuída para a população.

Dessa forma, com o auxílio dos equipamentos hidráulicos, a qualidade de água é garantida e os recursos hídricos podem ser tranquilamente utilizados para suprir as necessidades da população.