Uma das preocupações da sociedade tem sido com a segurança em todos os seus âmbitos. Devido a isso muitas tecnologias e sistemas foram desenvolvidos, a fim de contribuir com a seguranças dos locais, produtos e pessoas que convivem nesses ambientes e espaços em geral.

No que tange a segurança dos locais, há o viés mais mercadológico que é a segurança física contra invasões, furtos e roubos que são controlados por sistemas e aparelhos tecnológicos, como câmeras, cercas elétricas e alarmes contra a invasão.

Mas há também a segurança no sentido de proteção às pessoas que convivem em ambientes que apresentam muito risco a saúde, o que ocorre em muitas indústrias, principalmente naquelas que envolvem produtos tóxicos ou alto índice inflamável.

Segurança

As empresas, de forma geral, precisam de um sistema de segurança para conseguirem seu funcionamento. De acordo com as normas brasileiras para conseguir abrir uma empresa, há alguns sistemas de regularização e fiscalização que servem para verificar se há algum risco ou irregularidade para a abertura do empreendimento.

Assim, para tornar o ambiente apto para seu funcionamento é preciso investir em alguns sistemas de segurança, dentre eles há a botoeira de alarme de incêndio que é aplicado há muito tempo em muitos empreendimentos e edificações.

Sendo um dispositivo de alerta fixado em paredes e locais estratégicos, possui um acionamento manual por meio da quebra de um vidro que protege o sistema.

Ao acionar o sistema, o circuito elétrico é interrompido. A botoeira deve ser conectada a uma central de alarme para que assim seja mais fácil identificar o local onde foi acionado, deixando o controle e as ações mais fáceis de serem aplicadas.

Funcionamento

O principal papel é enviar um sinal de alerta para a central de alarmes, onde estão localizados todos os dispositivos de detecção e combate em rede.

A partir do acionamento manual da botoeira são ativados sprinklers e demais equipamentos automáticos que compõem a rede, a fim de apagar os focos de incêndio ou ao menos tentar ter mais controle até a chegada de profissionais.

Quanto à instalação da botoeira, ela apresenta algumas peculiaridades. Sendo elas:

  • Precisa ser instalada em altura entre 0.90 e 1.35 metros do chão;
  • Instalados a uma distância de 30 metros um do outro;
  • Liberação automatica de portas, catracas e demais obstáculos;
  • Entre outros pontos.

Sendo um sistema simples que comporta qualquer sistema de segurança e proteção.

Sprinklers

Dentro do sistema de chuveiro automático, a um sistema eficiente de combate a incêndio. Os sprinklers, como também são chamados, para atenderem as demandas e serem funcionais no combate ao incêndio, eles precisam atender as demandas dos projetos que precisam ser elaborados e executados pro meio de profissionais especializados.

Mas dentre o projeto, alguns aspectos precisam ser elaborados, dentre eles:

  • Distribuir os chuveiros por todos os locais;
  • Calcular a área máxima de alcance;
  • Avaliar a localização do sistema;
  • Dimensionar a tubulação de acordo com os riscos.

É importante ressaltar a importância do projeto de sprinkler ser executado por profissionais, pois o mesmo precisa seguir as normas de qualidade que estabelece alguns padrões que precisam ser respeitados para que o projeto tenha a garantia de segurança e proteção estabelecidos por ele.

Centrais

Além disso, tanto a botoeira quanto os sprinklers fazem parte do sistema que compõem a central de alarme de incêndio convencional, ou seja, aquela que é aplicada em diversos prédios, edificações e empreendimentos que podem ou não ser comercial e industrial. Estendendo a sua aplicação a locais residenciais.

A fim de complementar a central de alarme que age no controle e combate a incêndios, existem outros equipamentos que são essenciais e aplicados constantemente nessas situações de emergência, sendo eles os extintores, as mangueiras e sensores de calor e chamas.

Estes últimos, ao identificar uma mudança no ambiente são acionados e comunicam a central indicando o começo do foco de incêndio.

Com o constante desenvolvimento da tecnologias e seus aparelhos tecnológicos, os sistemas de combate a incêndio são constantemente atualizados e reforçados.

Assim, a promoção de um espaço seguro é facilmente aplicada e vigiada. O que reflete diretamente no desempenho e qualidade dos serviços apresentados pelos colaboradores e demais profissionais que atuam em áreas que apresentam muitos riscos a saúde dos mesmo e a comunidade ao entorno.