As indústrias estão há muito tempo presentes nas dinâmicas sociais, sendo os elas as responsáveis direta ou indiretamente por todos os produtos que são consumidos e utilizados por toda a sociedade.

Dessa forma, atuam em todos os segmentos essenciais e secundários, contribuindo com uma população mais desenvolvida e que usufrui de mais conforto e comodidade em seu dia a dia.

Para conseguir atender todas as demandas, ao longo dos anos as fábricas passaram por diversas transformações, conhecidas como revoluções, com o objetivo de atender com mais qualidade e eficiência todas as necessidades sociais.

Atualmente, as indústrias modernas são conhecidas como indústrias 4.0 e são mais automatizadas e inteligentes. Para saber mais sobre esse novo modelo e quais são os seus principais processos e benefícios, há abaixo todas essas informações.

O que é automação industrial?

Característica das indústrias modernas, a automação industrial consiste no uso de tecnologias para a promoção de uma linha produtiva que opere automaticamente, através de programações que são possibilitadas por sistemas e softwares.

Assim as linhas de montagem passam a ser mais otimizadas, produtivas e exige dos profissionais menos esforço humano para realização de atividades repetitivas e mecânicas.

Além da automação que integra os conhecimentos de eletrônica, mecânica e tecnologia da informação, as fábricas também possuem o uso de outras tecnologias, sendo elas:

  • Internet das coisas;
  • Sistemas cyber-físico;
  • Banco de dados por nuvem;
  • Máquinas CNC.

Isso permite a interligação dos sistemas, ou seja, uma comunicação eficiente entre as máquinas, equipamentos e sistemas programáveis, que realizam diversas funções e operações automaticamente e compõem o conceito de fábricas inteligentes, pois agem em sua maioria automaticamente em diversos momentos.

Os principais equipamentos para automação industrial acontecer são as máquinas que possuem a tecnologia de programas e sistemas computadorizados, pois assim é possível elaborar as produções, como as máquinas CNC (Comando Numérico Computadorizado) que permitem diversas programações, fixas ou alternadas.

Com o significativo aumento das utilização de máquinas e tecnologias, esse setor passou a ter uma necessidade maior de uma equipe de manutenção mais presente e ativa nesses ambientes.

Manutenção industrial

A manutenção industrial em Campinas ou qualquer outra região do país ocorre de forma organizada e quase que diariamente nas indústrias.

Responsável pelo monitoramento, controle e reparos preventivos ou emergências a manutenção industrial é essencial para manter a linha produtiva operando com eficiência e segurança.

Atualmente, as máquinas possuem três sistemas que são essenciais ao seu correto funcionamento, sendo eles a parte mecânica, elétrica e a automatização e instrumentação, dessa forma as equipes que trabalham nesse setor são diversificadas com técnicos especializados em cada um desses segmentos.

Há três tipos de manutenções que ocorrem nesses ambientes sendo elas a corretiva, uma das mais comuns e acontecem para reparar danos e problemas que não foram identificados antes de acontecerem.

A preventiva que tem como principal objetivo a checagem e conferencia das peças a fim de evitar falhas e a preditiva que é mais complexa e ocorre por meio de máquinas e equipamentos específicos que promovem uma inspeção mais profunda e eficiente nas máquinas.

A manutenção preditiva e preventiva acontecem periodicamente de acordo com a intensidade e importância dos equipamento dentro dos processos produtivos.

Já a corretiva nem sempre é programada, visto que alguns reparos acontecem de maneira emergencial, ou seja, quando as panes e problemas aparecem.

Segurança industrial

Tanto os processos de automação quanto manutenção industrial acontecem para também promovem um espaço mais seguro e funcional, assim as máquinas atuais possuem um sistema composto por um sensor de segurança que é ativado automaticamente sempre que qualquer alteração fora do padrão é detectada.

Dessa forma é possível evitar acidentes e danos a saúde e bem-estar dos trabalhadores e paralisações nas montagens e produções.

Sendo uma exigência da norma reguladora NR12 que dispõe sobre os equipamentos e processos para garantir a segurança dos trabalhadores, há também um dispositivo responsável por monitorar uma função de segurança presentes nas máquinas, sejam elas paradas de emergências ou proteção de perímetro.

O rele de segurança NR12 é uma alternativa simples e eficiente que atende aos padrões de segurança e qualidade exigidos por lei.

Dessa maneira as fábricas atuais se apresentam mais dinâmicas, otimizadas, produtivas e eficientes, promovendo um ambiente mais seguro aos trabalhadores e comunidade ao entorno, além de produtos melhores aos seus consumidores finais.